Clube dos Dachshunds | Salsichinhas
Clube dos Dachshunds | Salsichinhas

Clube dos Dachshunds | Salsichinhas

13 Membros

O texto abaixo foi tirado integralmente do post do Facebook do Canil Hundwurst, de 21 de janeiro de 2021. Nele contém uma informação mais ampla sobre os cruzamentos proibidos. Confira:

"Esclarecendo á todos de uma forma mais simples o Cruzamento de Arlequim x Arlequim.

O cruzamento das cores arlequim com arlequim não são proibidos pela FCI e deveriam ser, mas atualmente sabemos que esta ação causa grandes problemas na raça. As proles deste cruzamento são portadores de um gene letal chamado "Fator Merle". Este fator é recessivo o qual acompanha 90% dos Dachshunds de coloração arlequim. Portanto quando acasalamos geram proles possivelmente portadoras do mesmo. Estes exemplares nascidos de tal acasalamento podem nascer cegos, surdos, com deformação morfológicas, etc.

Normalmente as proles deste cruzamento são mais bonitas visivelmente, por conterem manchas brancas na pelagem, mas tal coloração (com manchas brancas) não é permitida, conforme descrito no padrão da raça. Existe quem diga que faz este tipo de cruzamento e nunca tirou um filhote com tais problemas. O problema maior é que dificilmente detectamos o problema em um ou dois filhotes no meio da ninhada, principalmente quando são surdos. Conheço pessoas que descobriram que seu dachshund é surdo depois de muito tempo de aquisição. E da mesma forma, o criador vendeu o filhote sem saber do problema. E depois de estudar, detectei que não só os acasalamentos de arlequim com arlequim podem causar esses problemas. Pois os filhos de arlequim que podem ser de cores sólidas, também podem carregar o tal gen. E acasalando com outro cão que também carrega o gen podem produzir proles com fator merle também .

Ou seja, se os acasalamentos não forem muito bem estudados e analisados você pode produzir filhotes com fator merle mesmo acasalando dois cães de cores sólidas. Por isso acasalamentos devem ser feitos somente por profissionais, criadores que entendem bem de genética e conhecem os problemas das raças. E isso vale não só para o Dachshund, mas para todas as raças, pois toda raça tem seu problema, seja ela qual for."

Fonte: https://www.facebook.com/Canil....Hundwurst/posts/4001

Somos apaixonados pela raça a gostaríamos de ter vários salsichinhas correndo pela casa, não é mesmo? Mas precisamos ter responsabilidade na hora de fazer o cruzamento!

Por isso, muita atenção à tabela abaixo:

#dachshund #salsichinhas #cachorrosalsicha

image